Às vezes...
...há dias assim!
tertúlia oficial do conjunto azorrague músico-poético The Galarzas (remasterizado)
Lusa, pura e dura: «A PSP deteve quinta-feira à noite um homem de 41 anos no Calvário, Lisboa, que ameaçou e agrediu um agente policial, empunhando um garfo, disse hoje à Lusa fonte do Comando Metropolitano».
O DN traz hoje uma história brilhante, protagonizada por gente que luta diariamente por nos arranjar um lugar à sombra do sol de Agosto. O título é elucidativo:
"Um sorteio teoricamente interessante, porque evita deslocações complicadas e coloca um adversário teoricamente acessível no caminho dos encarnados."
E a maior palavra da língua portuguesa é...
«Portugal é um país geométrico: tem problemas bicudos discutidos em mesas redondas por bestas quadradas.»
Depois da tão sincera entrevista que deu ao DN, a nossa querida tia Paula Bobone está de volta às páginas dos melhores jornais nacionais. Hoje é o 24 Horas que lhe dá tempo de antena - numa conversa ligeira (sobre as suas férias no Algarve), a tia-zôrra revela o que todos nós já devíamos saber... Ora pois:
"E Marte aqui tão perto" - disse-o ontem o historiador Joaquim Fernandes e dirá hoje o povo, neste dia em que o vermelho é a cor dominante (não, não estamos a falar do jogo do Benfica).
Como é bonita a política nacional, lembra António José Teixeira no DN:
No seguimento de postas passadas, o Público alerta:
Um parêntesis para falar de futebol e derivados...
Depois de uma simpática conversa com Sua Enormidade, o Grande e Genial Gaiman, Neil Gaiman (já lá vão quase seis meses), a BD volta a ocupar duas páginas inteirinhas do DN, cortesia do JMT e das elucidativas confissões do quase tão Grande mas já abusivamente Genial José Carlos Fernandes.
Q: Do you have any suggestions for perfect first date ensembles? I want to make an impression, but still feel comfortable.
Escrevo-vos de uma estação de comboios no sul.
Canción para vagabundos
(Em homenagem ao mais recente Galarza honorário, no dia em que passam 15 anos da sua passagem - ele, que melhor que ninguém entendeu a "grimpa" dos The Galarzas ainda antes dos próprios The Galarzas saberem o que isso era, ocupados que estavam entre os vinhos e os jaquinzinhos".)
Notícias do Correio da Manhã de hoje:
Os The Galarzas vêm, por este meio, divulgar o seguinte pedaço de prosa legislatória, com o qual se cruzaram num inocente passeio pela blogosfera nacional.
O acento em 'verídico' é no primeiro 'i'. Logo, no post anterior, deve ler-se: "Um mail verídico" e não "Um mail veridico".
"no imail tambem se ganham pontos para isto dos premios e tenho uma duvida eu neste momento estou no site do iol e ja ca estou a 5 minutos e ainda nao tenho pontos nenhums eu queria saber as maneiras de receber pontos para a minha conta sera que me podiam responder se puderem respondam se nao puderem nao respondam mas deus queira que possam responder porque eu estou corioso por saber.
Mítico diálogo entre dois dos The Galarzas:
Na página de entrada do Blogger pode hoje ler-se isto:
Diz o peixe para a peixa:
de José Gomes Ferreira
Tal como no mès passado, eis a informação que qualquer Galarza deve saber:
Há dias em que apetece explodir, em que apetece cair por longos e profundos abismos e estatelar o corpo no alcatrão sujo da estrada mais velha e gasta.
Depois de Jardel, Jordana Jardel, a sili sizôn volta a fazer novas heroínas. Desta vez é Paula Bobone, funcionária do Ministério da Cultura (dizem) e uma das mais imaginativas personagens do quotidiano irreal-social nacional, que, em entrevista ao DN, deu algumas das mais profundas e poéticas respostas de que há memória... Ora pois:
Pai de um dos The Galarzas: "Roubaram 8 coelhos ao Tio Chico! Já viste?! 8 coelhos!"
Em homenagem ao actual Governo, às suas polémicas decisões e indecisões e às suas mais recentes e perturbantes medidas*, os The Galarzas lembram o poema "Democracia", de Harold Pinter:
...somos todos brasileiros - porque queríamos ser todos Sérgio Vieira de Melo, na paixão, na abnegação, na coragem:
...somos todos moçambicanos - os pobres mais pobres de África que apesar dos dissabores e dos desastres naturais e inevitáveis, arranjam tempo e vontade para ajudar, com o pouco que têm, os portugueses vítimas dos incêndios:
Os The Galarzas, sempre atentos ao que se passa no Mundo, têm o prazer de dar a conhecer aos seus 3 leitores uma surpreendente novidade: os homens agora já podem engravidar!
Between the two
Fartos de o ver de braços abertos a sangrar, The Galarzas lançam a sugestão, conforme as pessoas, para trazer Sua figura pendurada no pescoço:
Entre a Cananeia
...equatorianos, bolivianos, peruanos, mexicanos, argentinos, porto-riquenhos, espanhóis ou norte-americanos de Brooklyn:
Os The Galarzas vêm por este meio homenagear - de forma absolutamente isenta e inteiramente imparcial - o surgimento de dois fascinantes novos sítios na linha:
Enigmático mas profundamente comovente SMS chegado hoje aos telemóveis de alguns dos The Galarzas (enviada - dizem as más línguas - por outro dos The Galarzas):
Porque nem todo o povo é heróico e nem todos os dirigentes são negligentes...
Os The Galarzas vêm por este meio comunicar - de forma isenta e imparcial e sem qualquer sombra de alegria acrescida ou histeria infundada - que foi ultrapassada a barreira psicológica das 1000 visitas a este siter.
O Horror voltou e instalou-se como um rei entre a Familia. Por todo o lado sonho com caras que não reconheço, mas que me falam como amigos. Amizades-Nevoeiro, desaparecem quando o vento muda de direcção.
Novo capítulo dos "Minutos de Sabedoria", de C. Torres Pastorinho:
A caixa postal dos The Galarzas continua a ser invadida por fãs incógnitos, ameaças tentadoras e propostas ousadas. No entanto, nos últimos dias recebemos um convite tão absolutamente inovador e tão intensamente idiota que nos sentimos na obrigação de o partilhar com os nossos três leitores (parece que perdemos dois com o calor).
Sport TV. Comentadores do jogo Académica-Sporting.
Depois de ter elaborado sobre a etimologia galarziana, o professor catedrático timorense C.Lima é violentamente atacado pelo galarza convidado Inkognito. Eis o texto integral, metido debaixo da porta pelo carteiro eléctrónico:
de António Murteira, ed. Minerva
1ª ideia:
Mais vale tarde que nunca - é pois tarde, mas em boa hora, que os The Galarzas prestam homenagem ao homem que, à beira do último sono, ditou estas palavras:
Enquanto a vida nacional corre enlutada e pintada de cinza, os The Galarzas gostariam de lembrar que enquanto há vida há esperança. E enquanto há esperança, nada pode vencer o espírito humano.
1 - As chamadas de solidariedade das televisões para com as vítimas do fogo têm um lucro de 19 por cento para o Estado - chama-se IVA
Caro Sr. nosso 1º Zé Manel,
O bombeiro da corporação de Castelo de Vide, de 45 anos de idade, que tinha sofrido queimaduras graves no combate a um incêndio, no dia 03, faleceu quarta-feira à noite numa unidade hospitalar de Lisboa.
Com um seu irmão numeral (o abaixo-assinado) destacado no festivaleiro Sudoeste, os The Galarzas não podiam deixar passar a oportunidade de relatar o que se passou na noite alentejana, enquanto o fogo lavrava mais a sul e o céu se nublava de cinza.
Em honra ao Presidente Supremo de Lisboa (a partir de agora conhecido por PSL), também os The Galarzas vão adoptar o estilo "anunciativo". Sendo assim, a partir de agora, os The Galarzas vão deixar de postar, escrever, relatar, cantar, reunir, recitar poesia, gravar discos, etc... Os The Galarzas passarão apenas a anunciar. Com espalhafato, barulho e muito destaque, sem evitar fazer algum ruído, para que a mensagem passe.
Pôrra! Não me bastava ter sido enviado em repostagem para Sudoeste (que me obrigou a postar via SMS em poucos momentos de descanso), agora eis-me que chego a casa e vejo que fui vítima do MSBlast - vulgo Blaster - o azucrinador-mor dos computadores caseiros. Resta-me abusar do patrão, enquanto a solução não se compõe...
Mais uma carinhosa mensagem, agora chegada de Timor, que reproduzimos com gosto.
Juan Víctor Galarza, grande etarra de renome, junta-se à crescente familia de primos Galarzas.
Cresce a todo o momento o amor da familia Galarza pela aviação sem motor.
Afinal não é só em Portugal que se escreve bem.
Descobrimos na Bolívia mais um parente, o Pastor Franz Galarza.
Um grande saravá à nossa prima María Sol Galarza, concorrente a Miss Equador 2000.
Victoria y Soledad
The Galarzas saúdam a iniciativa do Livro Branco sobre as florestas, lançado pelo Governo. Afinal,o que não falta é carvão para escrever.
Molenga
Recebemos um digno pedaço poético-prosaico, que citamos:
de Chris Rea (Deus, quem se lembra dele!?)
99.9 Fahrenheit degrees
Um dia alguém numa grande cidade longínqua dirá que morri
«A voz ficou no além...»
...e ainda o Diário de Notícias, agora de terça-feira, 5 de Agosto:
Peça do jornal Diário de Notícias de segunda-feira, 4 de Agosto:
Agora que os fogos começam a acalmar, que as autoridades começam a calar-se, que o povo começa a pensar outra vez na praia e a esquecer-se dos ordenados em atraso, dos peidófilos, dos reitores e dos ministros, os The Galarzas lembram todos os seus leitores que é importante manter sempre perto um copinho de água e um mata-moscas...
"Acordei na Sexta Feira e por causa da expansão do Universo demorei mais tempo a encontrar o robe."
Os The Galarzas apresentam um documento encontrado na pasta de um certo ministro do Ambiente, que confirma que há ex-combatentes nas matas a incendiar Portugal.
do Fr. féerique
...e não completamente musico-poético, eis-me feérico.
A propósito da polémica que hoje assola a página 25 do Diário de Notícias (sobre a "frase infeliz" de Amícal Cheias... perdão, Amílcar Theias, ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente [«(...) há muita gente que serviu nas ex-colónias e que inconscientemente levou armas ou granadas para casa», podendo estas estar na origem de alguns incêndios]), interessa reter apenas o último parágrafo:
Eles bebem sangue e leite, ali prós lados de Queluz. Dizem que o sangue é nutritivo c'mó raio, se se souber mantê-lo no estômago. Esta é a semana da mudança. Não confio em ninguém na Mário Castelhano, mas, apesar da minha vontade, percebo que não merecem ser esfolados vivos por um bando de macacos enraivecidos com t-shirts do João Baião e charutos cubanos. Então peguei em armas, injectei umas quantas gramas pra acordar e infectei a 3ª perna com granadas africanas, mas isso agora não interessa para nada. É A Coisa Certa A Fazer.
de Reinaldo Ferreira
Noite alta no Bairro da mesma estatura, cabeças também já assim a modos que para o ligeiramente alcoolizadas (enebriadas), um dos presentes abeira-se do camarada que pedia ao balcão e exclama altíssimo:
O Pénis é como a batata,
... mas infelizmente re-abro com uma triste notícia:
Mação
"Hernâni a dar o seu apoio ao... a... aos incêndios de todo o país."
de Andrés Calamaro
Caro Quinto (perdoem os leitores a intimidade irmanal numeral que se segue)
Agora que o governo eleito por quase todos nós (salvo seja) se mexeu, antecipando até em uma hora (uma hora!) o conselho de ministros extraordinário (que em vez de ser na terça vai ser já na segunda-feira... extraordinário!), perguntam alguns dos nossos eleitos leitores: mas para quando o estado de calamidade ou emergência nacional? mas para quando o alerta amarelo? mas para quando qualquer coisa que nos valha?
LUSA: «O presidente da Câmara de Mação, Saldanha Rocha, apelou domingo, em lágrimas, que lhe sejam enviados meios para combater as chamas no Concelho que já consumiram casas nalgumas freguesias e rodeiam agora a vila em três frentes.
Caiu-nos do mail para um senhor de abrupto blog a seguinte mensagem, da qual damos conhecimento geral, uma vez que aqui não há segredos nem passos perdidos:
Diz Durão, sobre os bombeiros: "Portugal está-lhes muito grato pelo esforço heróico, dia e noite, que tem permitido salvar vidas humanas".
Mais uma da Lusa. Os The Galarzas começam a pensar que não têm lá muitas afinidades com as ideias daquele senhor que bateu na mãe.
Notícia LUSA (atenção ao itálico):
A gosto, chega Agosto e a silly season continua a revelar o melhor do nosso querido Portugal:
Soneto
de Farinha Antão Borges