12.8.03

E eles escrevem-nos!

Mais uma carinhosa mensagem, agora chegada de Timor, que reproduzimos com gosto.

«Depois de uma breve, muito breve mesmo, passagem pelo blog, há algumas questões que cuja abordagem me parece pertinente.

Presumo que este blog foi idealizado e agora concebido por um punhado de jovens urbanos. Por isso mesmo, não deixa de ser curioso que este blog evidencia uma característica muito comum nas sociedades urbanas: a procura de uma identidade.

Isso mesmo nota-se com a incansável busca por familiares: Vítor Gallarza; Joaquim Gallarza; Francisco Gallarza; Pastor Franz Gallarza; Maria Sol Gallarza (talvez esta seja a mais bela criação da família). A falta de uma identidade, de uma marca familiar, atravessa todo o espírito deste blog. O que não deixa de ser interessante, se analisarmos esta questão num quadro de «desumanização» das relações sociais em contextos urbanos e sub-urbanos. De facto, a tal prometida sociedade da informação e comunicação apenas mais não fez do que levar o indivíduo ao isolamento e à ilusão de uma comunicação mundial. A demanda pela identidade familiar constitui, assim, o escape psicológico ao isolamento criado pelos novos media.»

Assina: C. Lima (professor catedrático de português na ilha de Xanana)