6.8.03

Laranjeiras verdes, laranjas podres

Peça do jornal Diário de Notícias de segunda-feira, 4 de Agosto:

"Situação incontrolável em muitos concelhos

Uma única laranjeira verde foi a imagem que um amigo, José Ventura, me transmitia ontem quando, ao regressar de férias, cuidei de saber da sua família em Vila de Rei. «Ardeu tudo. Aqui, já não há mais nada».

O fogo prosseguiu a cavalgada impiedosa, impulsionada por golpes caprichosos de vento e devora agora a floresta dos vizinhos concelhos de Mação, Oleiros, Ferreira do Zêzere, Proença-a-Nova, Sertã, e Figueiró dos Vinhos. José Ventura conseguiu salvar a casa e mais nada e é muito dolorosa essa imagem de luto que me transmite e que substituo na memória do magnífico manto verde da maior paisagem de Pinhal da Europa, no coração português.

Todos os anos, as gentes do Pinhal vivem acossadas pelos incêndios florestais. É uma sina, resultante da incúria e do progressivo abandono da floresta. José Ventura sente que o seu concelho ficou agora mais «sozinho» e eu recordo as medidas de incremento à fixação da população desenvolvidas, nos últimos anos, pela pequena autarquia de Vila de Rei, o centro geodésico de Portugal.

E como a laranjeira que permaneceu verde, o meu amigo, homem do pinhal, ainda sente que aquela é a sua terra e promete-me resistir lutando."

Ou de como no meio de tanta laranja podre, ainda há umas laranjeiras verdes...