31.1.05

É o cinema, estúpido!

Tal como Santana Lopes, também nós - preocupados The Galarzas - gostávamos de saber o que é que o PS pensa do casamento entre o público e o cinema português. Ah, pois, finalmente uma questão pertinente!

São 220 Volts para a mesa do canto!

Depois do Choque Tecnológico do PS, do Choque de Gestão do PSD e do Choque de Valores do PP, os The Galarzas propõem... o Choque Eléctrico!

Re: Carnaval humano

Ó Sara, não sejas assim. É que se há alguma coisa de minimamente divertido nesta campanha é o Santana. E o que a malta precisa é de se rir...

O meu Sonho .225

O meu Sonho era o sucessor de Luís Delgado ser um papagaio mas daqueles com penas e que se limitam a pedir bolachas.

Poema de Godofredo Freire

Estado: Danação

Se o Santana é verdadeiramente um sacana,
Que dizer do Sócrates, com que nada rima?
Ao Portas, as linhas direitas nascem tortas.
E o Louçã? Nem para hoje e muito menos amanhã!
Resta o Jerónimo, mas deveria continuar anónimo.

Godofredo Freire, Caracteres Sem Carácter, Edições Não As Queremos, Chão de Couce, 2005

30.1.05

Prémio da Crónica

Prémio Ah, Leoa! para a melhor prosa:
«Já nada Lopes tem para oferecer: com a credibilidade política de rastos, atira-nos um cartaz para a frente que diz "Este homem sabe o que é". Saberá? Nós sabemos. É o que Jorge Sampaio, com o apoio generalizado do país, mandou para a rua por falta de credibilidade e incompetência manifesta. Afinal, é mais o quê? Um "femeeiro". É este o currículo que Santana Lopes agora transformou em arma eleitoral: namorou com várias mulheres. Mais de 30? Menos de 100? Só um louco descontrolado traz esta matéria para a campanha, mas de Santana Lopes tudo se pode esperar - eventualmente até um "strip-tease" no comício de encerramento.»

Prémio Cozido à Chefe para a mais hilariante:
«Faltam os grandes debates e, depois, a campanha, que parecendo que não pode baralhar as dinâmicas de vitória ou derrota. Já aconteceu, aqui e noutros países, e na verdade, só na noite de 20 de Fevereiro é que o país vai saber como foi. Assim, assado, ou talvez cozido. Começou a contagem.»

Temei os gregos que cantam tango




Notis Mayroudis e Nina Lotsari
Ultimate Tango

Sensibilidade e bom senso



Santana Lopes morreu. Já é um trapo roto que se arrasta pelo país, embotado, sem que lhe valha simpatia ou pena. Perante mil mulheres atira machismo primário. Alvitra que José Sócrates é homossexual, apoiando-se na boataria costumeira dos que nada têm a dizer. É um falhanço total, em que só ele acredita. Quem anda perto destas lides sabe que o PSD já está no velório de Santana Lopes, todo à espera que a capela encerre lá pelas 20h30 de dia 20 de Fevereiro. Os militantes já se cumprimentam pelo pesado pesar, pela custosa derrota, pela imensa asneira. E enquanto velam, nem sequer o corpo do defunto está presente - anda pelo país, taralhoco, a assoar-se e cuspir fungos e bactérias para as plateias. Aliás, o que melhor pode dar, nesta altura, aos pobres portugueses que ainda perdem horas a ouvir patacoadas pacóvias e provincianas. Outra coisa não seria de esperar de Santana, embora toda a gente parecesse estar à espera de melhor.

Desta vez não há ponta final que lhe valha. Paulo Portas percebeu cedo demais a lunática demência e já lá vai à frente, a adejar o papão comunista, a pedir o voto da forma tablóide como só ele sabe. É, pelo menos, uma campanha limpa. Portas está com as duas mãos agarradas aos ombros do eleitor de direita e brada: acorde, homem!

Ao centro, José Sócrates passeia-se sem uma única ideia, um perfeito candidato de generalidade em bico, com propostas que Tino de Rans faria: mais 150 mil empregos, inglês desde a 3ª classe - e bem podia juntar a promessa de um pudim flan em forma de foguete, uma mangueira para cada lar, um bilhete de ida e volta a Mortágua. Tanto dava. Como as coisas são, os lusos eleitores ou botam no PS ou no PSD. Ora, o PSD não concorre desta vez. Quem concorre é a velha contorcionista de traje de luces à Kapital, que de velha se notam já as rugas nas coxas. Assim está Santana. Assim vai Sócrates, nem amado nem odiado. É um candidato translúcido, será um primeiro ministro com entradas de leão e saída de sendeiro.

No velho combate trotsquista-marxista, Jerónimo de Sousa aprendeu a dizer «Bloco de Esquerda» e, cada vez que o faz, ganha mais uns votos. O velho operário não virou a cara à luta e vai perorando sobre a arrogância e a moralidade falsa que Louçã mostra. Aliás, Louçã está nesta campanha como esteve na triste cena em Dona Maria, quando o PSR estava a escassos votos de eleger um deputado em Lisboa e o homem foi atazanar a cabeça aos aldeões, de armas e bagagens, a mendigar-lhes a cruz no boletim. Dona Maria virou-lhe as costas e ele, pedinte, regressou à Rua da Palma sem a eleição. Mas parece que o líder do Bloco não aprendeu a lição de modéstia democrática que ali lhe deram e, também ele, chamou homossexual (ou impotente, sei lá eu) a Paulo Portas, no debate da SIC Notícias. E, dias depois, fazia uma semi-contrição nas páginas do Público. Mas ele não vira a cara à luta, por isso nunca dará a outra face.

Francisco Louçã é uma desilusão. Mas o Bloco é uma desilusão maior, por deixar que este homem, deputado brilhante mas péssimo em campanha, se apodere de todo o espaço mediático do movimento. O Bloco deixa que pessoas como Ana Drago, Luís Fazenda, João Teixeira Lopes ou Fernando Rosas fiquem na sombra mediática, sem se saber porquê. É verdade que foi uma citação, mas foi Drago que disse a Barroso que o governo dele não ia cair, ia sair com benzina, porque era uma nódoa. E acertou, nesse inaugural discurso no parlamento.

Perante o cenário, e outros ridículos ali misturados, como Nuno da Câmara Pereira e Manuel Monteiro, votar dia 20 vai ser um acto de enorme generosidade dos portugueses perante os seus políticos. Não um dever cívico, mas uma demonstração de que, neste país, mais vale o povo.

Estado geral

Duas gripes;
Três directas;
Um interesse futebolístico.

Olhó Olá fresquinho!!!!!

Luís Filipe Vieira, um dos presidentes em exercício do SL Benfica (o outro é José Veiga, ex-candidato à sucessão de Pinto da Costa no FC Porto e ex-presidente da casa dos dragões do Luxemburgo), proferiu ontem à tarde a misteriosa frase: «O Benfica não é nenhuma geladaria». Desconhece-se qual o verdadeiro sentido oculto por trás da mesma, mas desconfia-se que sejam efeitos colaterais da vaga de frio que atingiu o País na última semana.

Recorde-se que, há cerca de uma década, Artur Jorge foi mais directo e chamou as coisas pelos nomes, ao afirmar alto e bom som que «o Benfica é um circo». Como as palavras do actual seleccionador dos Camarões não foram desmentidas por Vieira, fica-se com a clara sensação que, nos tempos que correm, pelo clube da Segunda Circular continuam a passar acrobatas, engolidores de serpentes, fáquires, comedores de fogo e, sobretudo, muitos palhaços. Apenas a venda de gelados e produtos semelhantes parece ser proibida para os lados do Estádio da Luz.

29.1.05

Que grande susto!

A primeira página do Expresso de hoje é assustadoramente subtil! Ora atente-se no que salta à vista:

Seca dura até Abril

Ora, aqui está a revista de imprensa de Sádabo

1. França Confirma Transmissão de BSE para Uma Cabra. Transmissão correu bem, com apenas duas falhas durante a segunda parte, já em tempo de descontos.

2. Bush Admite Que Governo Pagou Luvas a Comentador. Marcelo Rebelo de Sousa justifica que estava com frio e nem sempre consegue aquecer as mãos na sopa.

3. Homem, 30 Anos, 9º Ano: Eis o Bombeiro Voluntário. Homem, 40 Anos, Licenciado, Líder Partidário: Eis o namorado do Bombeiro Voluntário.

4. Pesados impedidos de passar a fronteira. Carvalho Rodrigues, Fernando Mendes e Eduardo Prado Coelho protestam desde ontem em Vilar Formoso.

5.
Ilustres pressionam candidatura de Carrilho, mas ela não vai para baixo. Já menos ilustres pressionam mulher de Carrilho, com êxito.

6. Belmiro de Azevedo deixa de investir em Portugal. Portugueses solidários deixam de investir em Belmiro.

7.
«Os iraquianos nunca vão esquecer quem os matou» . Embaixador do Iraque em Portugal acredita que os iraquianos mortos estão vivos e se lembram de quem disparou. Virgens de Alá protestam, pois esperam mais de sete mil pessoas para o festim e nunca mais.

8. Salto fere Morango. Banana derrapa na Segunda Circular. Duas Ameixas encontradas inconscientes no Bom Jesus. Grupo de Diospiros internados em Beja, depois de comerem um homem.

O meu Sonho .224 (versão familiar)

O meu sonho é ir comprar o jornal de jipe...

28.1.05

Comunicado do Comité Central


Boas Novas

Parece que os Zés reuniram o Gangue. Ó... meu... deus!

Sondagem The Galarzas

PS: 6 - PSD: 4 (2-3 ao intervalo)

27.1.05

PS = Percurso Sinuoso

Depois de Freitas, diz Pires de Lima: «a opinião de alguém com um percurso tão sinuoso não terá eco». E acrescenta: «as pessoas apreciam a coerência, não valorizam um percurso tão curioso e sinuoso como tem Freitas do Amaral».

É por isso que devemos votar no Paulo Portas ou, pelo menos, no Santana Lopes - provas vivas de coerência e senhores de percursos políticos exemplares!

O voto necessário

«Em primeiro lugar, é preciso ir votar. A abstenção, o voto em branco ou o voto nulo são renúncias à cidadania. Quem não fizer agora uma escolha política, demite-se de contribuir para a orientação geral da vida colectiva. Passa de cidadão activo a cidadão passivo. E não poderá queixar-se de nada do que porventura acontecer de negativo nos próximos quatro anos na política portuguesa.»

Poema de Mestre Nestor Alvito

Alma Pequena

Vale a pena
um poema
se na pena
de um poeta
só há pena?

Vale a pena
ser poeta
se na ponta
do poema
só há peta?

Vale a pena
ter pena
de um poeta
da treta?

(in Versos em Forma de Versos, Edições Jesus Em Teu Ventre, 1974)

O meu Sonho .222

O meu sonho era ser um plumitivo em vez de um reles gazeteiro.

26.1.05

Benfica x Sporting

Mais que um bom derby, foi um verdadeiro «empata-taças»!

O meu Sonho .221

O meu sonho era ambicioso. Pôs-se a estudar e, quando dei por ele, já era um pesadelo.

Direito de Antena: em pré-campanha pela blogosfera

Os líderes andam por aqui, por aqui, por aqui e por aqui. Outras peças do xadrez mostram-se agora também por aqui e por aqui. Os blogo-veteranos e os outros continuam por aqui, por aqui, por aqui, por aqui, por aqui e por ... Está oficialmente aberta a caça ao blogovoto!

Uma semana antes



Faça a depilação das pernas, virilhas e axilas, de preferência com cera que é o processo de eliminação mais eficaz e duradouro. Assim pode ir para a viagem de lua-de-mel descansada, sem pensar nos horríveis e incómodos pêlos.
Faça a descoloração dos restantes pêlos, se necessário, e arranje as sobrancelhas. Este é, também, o momento ideal para cuidar dos pés.
Tente descansar e durma bem, a sua pele agradece.

25.1.05

Despoletar

Espoletar, já disse!

Um dissionário ao Rato

"A novela que o PSD despoletou em torno da questão dos debates televisivos é bem esclarecedora sobre a desorientação que reina naquele partido."
Diz Sócrates, no seu blog.

Ora, despoletar, o que é?

Desabafo (ouvido na rua)

«Ainda nem sequer começou e eu já perdi a paciência para esta campanha...»

A Verdade

Mais uma escandalosa vitória do Serviço Público The Galarzas: depois do reparo feito por esta (e outras) tertúlias, o blog de Santana Lopes (que esteve EM BRANCO durante vários dias) aí está, cheio de conteúdo, informação e letrinhas. Um especial saravá ao senhor que teve a ideia humilde e modesta de chamar ao singelo meio de comunicação A Verdade (que, estamos em crer, era também o nome de um certo jornal...).

Pós-Escrito: atente-se ainda como, em apenas dois dias, o Blog de Lopes conseguiu botar mais faladura que os dos seus mais directos (e indirectos) concorrentes.

Ataque e Contra-ataque ou o Xadrez da Pré-Campanha

Sporting vence Sócrates
e
Gripe derrota Santana...

And the Oscar goes to...

Bush nomeado para Pior Actor do Ano

Como sempre, antes dos Óscares, chegam os nomeados aos Razzies - os prémios para os piores do ano. Os Golden Raspberry Awards celebram o seu 25º aniversário com uma corrida renhida: na linha de partida estão Catwoman, Alexandre, O Grande e... George W. Bush.

Catwoman lidera com sete nomeações, incluindo Pior Filme, Pior Actriz (a oscarizada Halle Berry) e Pior Casal (com duas nomeações, uma delas para a dupla Halle Berry / Sharon Stone). O épico de Oliver Stone sobre a vida de Alexandre Magno tem seis nomeações, com destaque para as de Pior Filme, Pior Realizador, Pior Actriz (Angelina Jolie) e Pior Actor Secundário (Val Kilmer).

Outro filme bem posicionado é o polémico Fahrenheit 9/11, de Michael Moore, com cinco nomeações, entre elas as de Pior Actor (George W. Bush), Pior Actriz Secundária (Condoleeza Rice) e Pior Actor Secundário (Donald Rumsfeld). Curiosamente, Rumsfeld disputa o prémio com outro político - o Governador Arnold Schwarzenegger (por A Volta Ao Mundo Em 80 Dias).

Mas a estrela das nomeações para interpretação é o actor Ben Affleck. O ex-futuro-marido de Jennifer Lopez está nomeado quatro vezes em duas categorias: Pior Actor (pelos filmes Jersey Girl e Surviving Christmas) e Pior Casal (com a J-Lo e Liv Tyler, ambas em Jersey Girl).

Agora... venham os Óscares!

24.1.05

Voto In (ouvido na rua)

«O Portas está in» - dizia hoje, alegremente, um jovem popular em pré-campanha. Afinal, parece que o que ficou escondido pela cabeça de Paulo Portas no cartaz do PP foi o IN...

Leia-se: VOTO INÚTIL

A Infalível Dieta

«A-3, no sentido Valença/Braga, ao km 86 (na zona de Pedras Finas): um pesado derramou gordura no pavimento

Olhe aqui a Vaca de Frio:



Acusações pré-campanha

Contra Santana:

Santana Lopes não tem um braço (durava umas horas);
Santana Lopes esteve na Casa de Elvas (colava-se-lhe ao pêlo e bem que podia desmentir);
Santana Lopes é o Artur Jorge (nunca foram vistos juntos ao mesmo tempo).

Contra Sócrates:

José Sócrates é socialista (obrigava a desmentido);
José Sócrates já sorriu com gosto;
José Sócrates esteve uma vez na Casa de Elvas (piava logo mais fino).

Contra Francisco Louçã:

Francisco Louçã nunca doou dinheiro para a AMI (eh lá...);
Francisco Louçã gosta dos Broa de Mel (eeeeeh lá!);
Francisco Louçã esteve na Casa de Elvas, mas foi expulso (nem ali, nem ali).

Contra Paulo Portas:

Paulo Portas é um homem sério;
Paulo Portas não está agarrado ao poder;
Paulo Portas não tem um braço de Santana (impede desmentido).

Contra Jerónimo de Sousa:

Jerónimo de Sousa tem o 12º ano, tirado no Pedro Nunes;
Jerónimo de Sousa acertou no Totobola em 1976 e não disse a ninguém;
Jerónimo de Sousa teve um caso com Fátima Felgueiras.

Hoje há palhaços

Há algumas semanas, alguém temia que o povo confundisse a Campanha com o Carnaval. Agora, parece que há quem confunda o Carnaval com o Circo...

Alcoólicos Anónimos e Família Carvalho organizam debates

Na busca da menor audiência possível, José Sócrates aceitou o convite da Família Carvalho, de Matagais, para a realização do frente-a-frente com Santana Lopes. Filomeno Carvalho disponibilizou a sua sala de estar para o debate, onde apenas cabem os candidatos e mais duas pessoas - o moderador e o próprio Filomeno, que está indeciso.

Sócrates aceitou já o convite e Santana Lopes deverá indicar, até ao final do dia, a data que mais lhe convém para o debate.

Em cima da mesa está também uma proposta de frente-a-frente dos Alcoólicos Anónimos de Ermesinde, mas a sala, segundo fontes do PS, "é demasiado grande", pois conta com sete cadeiras. Este debate pode ainda ser transmitido pela Ermesinde FM, que chega a 232 ouvintes. "Um universo feito de diversidade, mas que não representa tão bem o país como o senhor Filomeno Carvalho", adianta fonte dos socialistas a The Galarzas.

23.1.05

Finalmente...

...tudo o que você queria saber sobre Santana Lopes e nunca teve coragem de perguntar!

Standing here, doing nothing, just waiting for Star Wars...

Waiting for Star Wars

Perguntas sem resposta

Se o Oceanário fosse em Roswell, será que se chamava Marcianário?

O xadrez de Homem Basco: 16ª jogada

«A semântica da musicalidade é como um romance policial: o que interessa não é saber quem foi mas descobrir a verdade e perceber como lá chegar.»

(Homem Basco, lírico-pensador)

O xadrez de Homem Basco: 15ª jogada

«A semântica da musicalidade é como um livro caro e famoso: só depois de o lermos até ao fim, saberemos se valeu ou não a pena.»

(Homem Basco, livre e pensador)

O meu Sonho .216

O meu sonho... o meu sonho... qual era mesmo o meu sonho?

22.1.05

Covilhã Corada

«JSD Covilhã: Num mundo em que cada vez mais as novas tecnologias de informação são fundamentais, pela sua rapidez, facilidade de contacto e informação entre todos os jovens e população em geral.»

Eis pois o site oficial da JSD Covilhã...

covilhãlaranja.com

O sonho dele LIII

O sonho de Luiz Felipe Scolari era poder orientar os jogos da selecção portuguesa de futebol a partir do seu sofá caseiro, com o comando da tv na mão.

O meu Sonho .215

O meu Sonho era mandar todas as brigadas de trânsito deste país para a porta do senhor primeiro-ministro e mandá-lo soprar no balão antes de decidir o que quer que fosse.

Brigadas em trânsito num país irreal

- Só neste país anedótico é que, às 3 da manhã, as Brigadas de Trânsito preferem fazer testes de alcoolémia à entrada da auto-estrada do Norte em vez de na 24 de Julho. Será por receio de apanharem no "balão" algum político ou seu familiar?
- Só neste país prepotente é que a arrogância de um "agente da autoridade"(?) manda parar um táxi com passageiros e obriga o condutor a soprar no balão, sem sequer se preocupar que o taxímetro continue a cobrar ou justificar a medida a quem, infelizmente, lhe paga o ordenado que não merece.

21.1.05

Ó DVD, volta p'ra trás!

Caro Optimus Galarza,
já mandámos vir para si o seu primeiro rebobinador de DVDs e MP3s:

the one and only DVD Rewinder

Congratulações, pois!

The Return of...

Walker, the Texas Ranger

The survival of liberty in our land increasingly depends on the success of liberty in other lands.

20.1.05

Sedução via mail

Atravês do galarza-mail, tentaram seduzir-nos:

«SEDUÇÃO
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA


Convidamos V. Exa. a estar presente na Conferência de Imprensa de apresentação de Sedução, no próximo dia 22 de Janeiro.

A Sedução é fabulosa, repleta de glamour e de imaginário, de nostalgia e de grande qualidade, de sensações e de brilho, de puro divertimento. A Sedução acontece de Quarta a Domingo.

Após a conferência de imprensa tem lugar o jantar, seguido de Sedução.

Agradecemos a vossa presença.
»

Uma dor abrupta de cotovelo?

«Vi parte do programa Prós e Contras com os "senadores", interrompido pelo documentário no Canal 2 sobre "O Beijo", de Rodin. Mas, na parte que eu vi, tudo me pareceu vogar num clima de irrealidade e de inutilidade considerável.»

Lá diz o povo: «quem desdenha quer comprar». Ou se calhar é só impressão minha...

Um homem também chora *!

Já aqui tínhamos falado do novo hino do PSL - perdão, do PSD. Hoje, num exclusivo exclusivo, aqui deixamos a letra do mais politizado, controverso e intervencionista hino pessoal - perdão, partidário - de que há memória na democracia portuguesa:

Guerreiro Menino
(Um Homem Também Chora)


Um homem também chora
Menina morena
Também deseja colo
Palavras amenas
Precisa de carinho
Precisa de ternura
Precisa de um abraço
Da própria candura

Guerreiros são pessoas
São fortes, são frágeis
Guerreiros são meninos
No fundo do peito
Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sonho
Que os tornem refeitos

É triste ver este homem
Guerreiro menino
Com a barra do seu tempo
Por sobre seus ombros
Eu vejo que ele berra
Eu vejo que ele sangra
A dor que traz no peito
Pois ama e ama

Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E a vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá p'ra ser feliz
Não dá p'ra ser feliz

(by Gonzaguinha, 1970 e tal)

A gente já desculpa tudo

Eles são mesmo geniais. Ora veja.

19.1.05

E p'ró jantar...


O meu Sonho .213

O meu sonho é confirmar se «cai neve em Nova Iorque».

O meu Sonho .212

O meu sonho é ter um emprego compatível com as minhas férias.

18.1.05

Epá, finalmente, ó Shatner



Um dos nossos ícones acaba de ser galardoado com um Golden Globe. É ele William Shatner, o capitão Kirk, o cantor, o apresentador da Miss América, o cozinheiro, o pintor, o poeta e, agora, o advogado em Boston Legal!

É sempre bom vê-los crescer, caramba.

17.1.05

Quando o telemóvel toca...

...isso é Ringtonism!

Depois da Traci Lords, também os toques de telemóvel estão a ser elevados a Obra de Arte, pela mui íntegra Ringtone Society. Assim seja.

16.1.05

Sente a batata, Luke

Lords of the Cosmetics



Traci Lords, a ex-diva do cinema pornográfico, foi contratada para ser o rosto da nova campanha publicitária da marca de cosméticos Dupray. Desconhecendo-se qual a mensagem a transmitir pela marca ou os benefícios dos produtos em causa, só resta a este Galarza desejar boa sorte na nova carreira da senhora, hoje com 35 anos.
Se a moda pega cá no nosso burgo, ainda veremos o brasileiro Alexandre Frota, ex-actor pornográfico e de telenovelas, a publicitar cereais ou algum champô anti-caspa.

Still Crazy After All These Years

I met my old lover
On the street last night
She seemed so glad to see me
I just smiled
And we talked about some old times
And we drank ourselves some beers
Still crazy after all these years
Still crazy after all these years

I’m not the kind of man
Who tends to socialize
I seem to lean on
Old familiar ways
And I ain’t no fool for love songs
That whisper in my ears
Still crazy after all these years
Still crazy after all these years

Four in the morning
Crapped out
Yawning
Longing my life away
I’ll never worry
Why should I?
It’s all gonna fade

Now I sit by my window
And I watch the cars
I fear I’ll do some damage
One fine day
But I would not be convicted
By a jury of my peers
Still Crazy
Still Crazy
Still Crazy after all these years

Paul Simon

15.1.05

Isto sim, era campanha



ou



ou ainda



Títulos deste sábado

Correio da Manhã:
Título: "Recurso de Paulo Pedroso com libertadores de Ritto"
Tradução: Apesar dos nossos esforços, lá vão libertando presumíveis inocentes

Público:
Título:"Mulheres Pagam Autonomia Conquistada pela Profissão com 'Sobretrabalho' "
Tradução: Eles continuam a coçá-los e elas deixam

Público On-line:
Título: "Santana Lopes revela que pensou substituir Bagão Félix"
Tradução: Depois de Bagão Félix ter pensado em substituir Santana

JN:
Título: "Multiplicar pacotes, despesas e afectos"
Tradução: Afinal, Bibi também dava beijinhos de "até amanhã"

DN Madeira
Título: "Álcool, desespero e ciúme na origem de acto tresloucado"
Tradução: Sarmento fica

DN Madeira
Título: "Polaco trazia droga em champô"
Tradução: A caspa já não é o que era

Expresso
Título: "Borges enganado"
Tradução: Machado de Assis também

IVA de fraldas

O (ainda) Governo quer baixar o IVA das fraldas de 19% para 5%. Como os portugueses têm cada vez menos filhos, a medida irá abranger uma minoria dos cidadãos que pagam (ou não) impostos. Caso a medida vá mesmo para a frente, os portugueses que não têm filhos devem ser compensados. Assim, sugerem-se alguns artigos/serviços de primeira necessidade a carecerem, também eles, de uma urgente diminuição do IVA:
- CD (e todos os produtos ligados à música);
- DVD (e material de imagem em geral);
- serviços de limpeza de uma floresta;
- espuma de barbear;
- pensos higiénicos;
- comissões de compras em leilões;
- matrícula no curso de Análise de Balanços e Rácios de Gestão.

The Sound Forge



Grandes artistas fazem-se de talento único. Actuações em palcos como LABUAN, DAHLIAN e SEREMBAN.

14.1.05

Errata

Onde se lê «a Terra está em Titã», leia-se «a Terra está tantã».

Una croníca per la madrogada

«Cumo siempre, atacou-me la curjidade: porque se le chama assi a aquel fumeiro i l que quieren dezir las palabras?, porque le cháman de modo defrente naqueilhas tierras?, que outros sentidos puoden tener essas palabras? Las perguntas nun parában i lhougo bi que atrás daqueilhas palabras se habien de scunder uas buonas cuontas. Por esso, ampecei ua biaige a saber de repuostas.

(...) I cumo yá bou farto de cuntar cuontas de bulhos, botielhos i botelos, quedo-me porqui, que yá me stá a dar la gana de comer un i a esta hora de la manhana an que scribo nun lo tengo al modo. Cumo dezie Trindade Coelho, el si ye un bun tipo, mas tamien nun hai que eisagerar. Bonda comer un cachico i chega. Se la gana cuntinar, l melhor inda ye que póngamos un botielho na nuossa boca i mos quédemos ambotelhados até passar la gana.
»


(by Amadeu Ferreira, in Diário de Trás-os-Montes)

O meu Sonho .211

O meu sonho era acordar bem disposto pela manhã.

13.1.05

E viva a tecnologia

«Indústria do sexo estimula nova geração de DVD».

Sendo assim, vamos já a correr ao vídeo-clube... contribuir para o avanço da tecnologia.

O barrete. Qual barrete? O barrete!

Nem tudo são más notícias. Parece que já «não há dinheiro para os barretes». Sempre é menos um que nos enfiam...

É o Hino, é o Hino!

«Algarve quer ter um hino oficial».

Então e que tal contratarem o autor/compositor do novo hino do Santana - perdão, do PSD?

Platão precisa-se

O secretário, geral, do PS, vem hoje citado nos jornais com duas pérolas que merecerão o aplauso dos mais liberais e até dos neo-conservadores. Longe da reforma socialista apregoada no programa do PS, José diz o seguinte (citação do Público):

Sócrates «prometeu apresentar "em breve" um programa de apoio aos idosos que são "efectivamente pobres" para colocar as suas pensões "ao nível do limiar de pobreza"».

Ao nível do limiar da pobreza?
Ele explica:

«Sócrates defendeu uma "política de diferenciação", sustentando que "aproximar todas as pensões do salário mínimo seria a falência" e é responsabilidade dos governantes "assegurar a sustentabilidade do sistema"».

Ó senhor engenheiro, a "responsabilidade dos governantes" é zelar pelo bem estar das pessoas, dar-lhes condições de vida condignas e, se vindo de um socialista, o mínimo que se espera é que queira mais do que dar aos idosos pobres mais do que "o nível do limiar da pobreza".

Este homem, que se apresenta pela esquerda, tem o volante à direita, como um bom lib-dem britânico. É a ele que o povo se prepara para dar uma maioria.

Perante tal disparate, mais vale a heresia de Santana, que sempre quer igualar as pensões ao salário mínimo. Ou o campeão do chinquilho. Ou as garotas do Bloco.

A Internacional nos livre disto.

Ajudinhas



Flagelado

Baiúca de fraco costume
Matriarca estival
Distribui a esmo
Levedura de cevada
À sacada, em remate
Brutal dinastia
Encabeça num ai
As mais recentes
Conquistas cartográficas

Delírio consciente
Dos apátridas
Um continente soergueu-se
Por entre duas beatas
E uma religião
Uma reza, outra ora
A todos dão nomes de
Árvores
Planície cidadão

de Eustáquio Pinho, Gânglios Baixos, Pombal, 1966

12.1.05

A Campanha arranca à meia-noite!

Vem aí... A GRANDE NOITE VIEIRA!

A Grande Noite Vieira = O Candidato Vieira + Ena Pá 2000 Live: 20 Anos a Pedalar na Bosta (by Bruno de Almeida)

Diálogo por SMS

entre um Galarza (do lado de cá) e um ex-Galarza (do lado de lá):

De lá - Serra Nevada manda-te um abraço, camarada.
De cá - Serra de Chelas agradece e faz 1 reply.
De lá - Achas que Portugal está a arder?
De cá - Não, mas cheira a gás!
De lá - A sério? É que já hoje me disseram que ardia. Enfim, boas férias.
De cá - Isso é tudo na tua cabeça, moço...
(...)
De lá - Afinal a Serra da Estrela é que ardeu, camarada.
De cá - Bem me parecia que aí havia gato!

O meu Sonho .209

Caro Irmão X,
o meu sonho era ter dinheiro para comprar a Mojo (e a Uncut e a Q e a Rolling Stone e Les Inrockuptibles e o NME e a Empire e a Premiére e a Total Film...) todos os meses.

Contra ventos e marés

Não teria sido melhor um cartaz que dissesse «Contra maremotos» ou «Contra tsunamis» em vez de «Contra ventos e marés»? É que pelo menos o infeliz mau gosto mantinha-se mas talvez ficasse uma bocadito mais barato e contundente...

Começa bem, o socialista

«O PS manteve ontem a sua posição sobre debates televisivos, recusando o desafio lançado pelo PSD de um debate suplementar entre os líderes dos dois partidos, exclusivamente dedicado a temas de economia.»

Vale a pena... comprar a Mojo!

Caro Irmão QUINTO:

Sobre os teus elogios à edição de ontem do Blitz, apenas um senão. A entrevista ao Grande John Peel (que descanse em paz) saiu há mais de dois meses na revista Mojo, sendo que, nesta altura, parece-me já um bocado "requentado" publicá-la na "versão" portuguesa. Mais ainda, tendo em conta que, parece-me, por cá não há muita gente informada a saber quem foi o homem. Em todo o caso, o dossier sobre as rádios está muito bom. Parabéns ao JML, quase certamente o melhor escriba musical deste País cinzento.

11.1.05

Retalhos da vida de um Governo demissionário

A ainda Ministra da Educação disse hoje, à Antena 1, que afinal se expressou mal ao dizer que não achava «interessante» ir ao Parlamento e que o Presidente da AR ficou «muito incomodado» com razão, mas «foi pena».

O ainda Ministro de Estado e da Presidência disse hoje, em conferência de imprensa, que pediu a demissão por causa da sua polémica viagem a São Tomé, mas que o PM lhe reiterou a sua confiança.

Citando Francisco Louçã, ainda agora em directo na SIC Notícias, «não há pachorra». Aliás, com notícias destas a SIC Notícias arrisca-se a ser confundida com a SIC Comédia. É que este país parece uma sitcom.

Vale e Azevedo condenado a seis anos

Portugal já cumpriu três.

Propriedades de data e hora

Um gajo tenta acertar a hora do computador onde bule a labuta diária (cujo relógio anda tão atrasado como o país) e vê-se confrontado com o seguinte aviso:

«Não possui o nível de privilégio necessário para alterar o horário do sistema.»

Ora se isto não é um sinal, o que poderá ser?

Vale a pena...

...ler o jornal Blitz desta semana, com um especial sobre a rádio em Portugal (playlist versus programas de autor) e uma entrevista ao grande John Peel.

«Alô, alô, D. Rádio! Está aí alguém?»

Afinal, o mui caro pasquim já tem 20 anos disto...

10.1.05

O meu Sonho .208

O meu sonho era ter um emprego em vez de um trabalho.

Sobre as férias de Mogais Sagmento:

Mergulhou, mas não inalou.

Tiros no pé ou "é um fartar, vilanagem"

Nuno Morais Sarmento e amigos resolveram fugir ao frio que se faz sentir por estas paragens e foram passar uns dias à solarenga São Tomé Príncipe. Sem contar os custos da estadia, disfarçada de visita oficial, parece que apenas o preço do avião que levou a comitiva até ao arquipélago orçou em cerca de 100 mil euros.
E quem paga estas mordomias? Obviamente, o depauperado contribuinte. O mesmo que vai (ou não) a votos no próximo dia 20 de Fevereiro. Já agora, este (es)forçado contribuinte para os desvarios do ex-pugilista e toxicodepente recuperado ousa perguntar se, à beira de um sufrágio tão decisivo como o que se adivinha, o senhor ministro não considera este acto um tiro no pé das suas aspirações? Ou será apenas o assumir que a derrota é certa e importa mesmo é gastar os últimos cartuchos num dos derradeiros actos do "fartar vilanagem" a que temos assistido por parte deste (des)Governo?

9.1.05

O sonho dele LI

O sonho de Giovanni Trapattoni era não existirem balizas nos jogos de futebol.

O meu Sonho .206

O meu Sonho era ver o meu clube ganhar a Super Liga de futebol e disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA contra um representante da Molvânia.

Resposta à dúvida

"Se José Sócrates fôr a Primeiro, quem fica com Luís Delgado?" (por QUARTO GALARZA)

Caso seja eleito Primeiro Ministro, José Sócrates irá contratar Luís Osório (actual director do jornal A Capital, no qual se tem notabilizado pela campanha pública feita a favor dos socialistas) para o cargo de Luís Delgado do seu Governo. Ficando um lugar vago no diário lisboeta e não querendo este tomar partido pelo Governo (permanecendo assim na oposição, já que é isso que vende jornais e pode dar empregos no futuro...), nada melhor que optar por Delgado para a referida função.

O meu coração só tem uma cor

VERDE E BRANCO!*



*adaptação livre de uma célebre frase proferida por João Pinto, antigo capitão do Futebol Clube do Porto, durante uma entrevista.

Faça-se luz na sombra

Este aqui em baixo sim, é que é o verdadeiro «Concurso "Filmes Sem Actores"»:

FilmWise Invisibles™ Quizzes

8.1.05

Serviço Público The Galarzas

Gabinete de Apoio Matrimonial

Lesson #1: Erogenous Zones Lesson #2: French Kissing Lesson #3: The Breasts Lesson #4: Contraception
Lesson #5: Cunnilingus Lesson #6: Fellatio Lesson #7: Ejaculation Lesson #8: Semen

«These black and white Pimples are restored fragments from 'Married Life', a 1950's educational film for newlyweds thought too hot for release at the time. As with any sex education, parental guidance may be appropriate.»

[Mais serviço público por aqui]

Eu adorava que lhe dessem um país


«Eu adorava ser Presidente da República.»
Luís Delgado, SIC Notícias, 00h24 de 7 de Janeiro de 2005.

Antevisão do derby



- Sporting e Benfica começarão o jogo com 11 elementos. Se não houverem expulsões, acabarão da mesma forma.
- A bola é redonda. Este resultado deve manter-se durante os 90 minutos, mais aqueles que o senhor árbitro resolver dar a mais no final.
- O clube que perder o jogo vai culpar o trio de arbitragem por este facto. Se der empate, serão dois a culpar os suspeitos do costume.
- Nenhum dos treinadores fará previsões sobre o resultado antes do final do jogo. E depois deste, cada um deles dirá que a sua equipa foi a melhor em campo.
- Simão será assobiado pelos adeptos do Sporting de cada vez que toque na bola. Espera-se que não resolva fazer birra, como daquela vez em que não lhe deram a braçadeira de capitão.
- José Peseiro não vai arriscar substituir Rochemback. Caso isto aconteça, sabe que bem pode esperar que seja mandado praticar actos homossexuais na posição de passivo.
- Liedson vai apresentar-se em campo muito mais descansado que os seus colegas. Uma semana de férias a mais no Brasil sem autorização significa também muito mais caipirinhas e feijoada.
- Vários jogadores do Benfica vão do hospital directamente para o estádio. Se Mantorras entrar no relvado durante o decorrer da partida, é quase certo que voltará para a mesa de operações.

7.1.05

Sucesso editorial


Depois da Bíblia dos Jerónimos, a Bíblia do Jerónimo!

Ouvido na rua

«Hoje deu-me para batráquio. Mas o que eu gostava era de ser polígono...»

Aliás, é de partir o côco a rir!

Segundo o Correio da Manhã, Julia Roberts «continua a ostentar uma hilariante beleza».

Diálogo a quatro (ouvido na rua)

1 - Hoje é sexta-feira!!!
2 - Estes jornalistas, pá... 'Tão sempre em cima do acontecimento!
3 - Acordaste bêbado, camarada?
4 - Ainda bem que me avisam. Pensava que era segunda...
1 - Vocês é que estão todos muito espirituosos esta manhã. Acho que é por ser sexta-feira!
3 - Este entusiamo todo só pode querer dizer uma coisa: é dia de queca!
1 - Queca? O que é isso?
3 - Ah, ainda não é este ano... Sorry, camarada.
1 - Já repararam no canto superior esquerdo do Público? SEX.0!!!
3 - O Público anuncia: hoje é dia de queca!

NOTA: todos os intervientes neste curto mas incisivo diálogo são altos quadros, directores e pessoas bem posicionadas na sociedade. Para sua e nossa defesa, os seus nomes foram, obviamente, alterados.

Ele está no meio de nós!

Os The Galarzas receberam, de fonte alheia e em envelope selado, a versão final do novo cartaz do PSD. Depois do original recusado e de uma ou outra ou tantas propostas, ei-lo:


Declaração à imprensa

Hoje acho que não vou trabalhar. E podem dizer ao meu chefe que não lhe disse nada pessoalmente porque já avisei a imprensa, ok?

This is my Truth tell me yours

Em compensação, este quer fazer-nos acreditar que é o Dom Sebastião a regressar de uma longa noite de nevoeiro. Além dele, o maior problema é que vem acompanhado dos amigos que também ajudaram a pôr tudo como está hoje.*



*a boa notícia é que com ele não há falta de água que resista (como a foto documenta).

The Truth is out there

E este homem sabe-a toda!*



*demorou foi uns tempos a revelá-la ao Mundo!

Parece mentira

...que com tanta água que este País tem metido nos últimos tempos, as albufeiras de Portugal estejam quase todas com falta da mesma!

6.1.05

The Galarzas: a foto oficial de 2005!

Neste dia de Reis, os The Galarzas partilham com todos os seus clientes e amigos a primeira foto do ano 2005 (tirada na Real Praia de Póvoa e Meadas em pleno Reveillón)...

Os The Galarzas: Primo, X, Quarto, Quinto e Cesto Galarza na praia de Póvoa e Meadas, Janeiro de 2005

...e aproveitam para re-desejar um feliz e próspero 2005, cheio de coisas boas, bem governado e menos dantesco.

5.1.05

Will Eisner: 1917 - 2005



«Há muitos projectos para desenvolver e, de facto, o tempo é o meu único inimigo.»
- Will Eisner ao Público, 1994.

A palavra de 'deus'

E a palavra mais gasta do dia é... 'deus'. Assim mesmo, com letra pequena e entre aspas, como escreve por linhas direitas um senhor que nós cá conhecemos. Ou então com letra grande, como se escreve nas linhas de outro jornal. Mas atenção: é de diferentes deuses, religiões e fés que se escreve nos diferentes textos. E só um é que é para levar a sério...

Ouvido na rua

«Pôrra, esta é capaz de ser a primeira página mais destrutiva desde os bons tempos d'O Independente


E o Mota Pinto, pá?


(Entretanto, o candidato Cavaco disse que não queria aparecer em más companhias)