13.1.05

Platão precisa-se

O secretário, geral, do PS, vem hoje citado nos jornais com duas pérolas que merecerão o aplauso dos mais liberais e até dos neo-conservadores. Longe da reforma socialista apregoada no programa do PS, José diz o seguinte (citação do Público):

Sócrates «prometeu apresentar "em breve" um programa de apoio aos idosos que são "efectivamente pobres" para colocar as suas pensões "ao nível do limiar de pobreza"».

Ao nível do limiar da pobreza?
Ele explica:

«Sócrates defendeu uma "política de diferenciação", sustentando que "aproximar todas as pensões do salário mínimo seria a falência" e é responsabilidade dos governantes "assegurar a sustentabilidade do sistema"».

Ó senhor engenheiro, a "responsabilidade dos governantes" é zelar pelo bem estar das pessoas, dar-lhes condições de vida condignas e, se vindo de um socialista, o mínimo que se espera é que queira mais do que dar aos idosos pobres mais do que "o nível do limiar da pobreza".

Este homem, que se apresenta pela esquerda, tem o volante à direita, como um bom lib-dem britânico. É a ele que o povo se prepara para dar uma maioria.

Perante tal disparate, mais vale a heresia de Santana, que sempre quer igualar as pensões ao salário mínimo. Ou o campeão do chinquilho. Ou as garotas do Bloco.

A Internacional nos livre disto.