27.9.05

Anexo à posta de Quinto Galarza "Amigos cá em casa!"

O facto de o 'Amigos em Portugal', do qual possuo uma velha cópia em vinil, estar finalmente disponível em CD deixa-me uma dupla sensação. Se, por um lado, fico extremamente feliz por o poder encontrar neste formato, por outro recorda-me uma das mais tristes histórias da música portuguesa.
O disco foi editado pela portuguesa Fundação Atlântica, propriedade de Pedro Ayres Magalhães e Miguel Esteves Cardoso, tendo este último sido também o autor da foto da capa do álbum. O problema é que o pobre do Vini Reilly, rapaz simples e bem intencionado (que nunca manteve mais que um contrato de boa fé com o seu amigo e editor de sempre, Tony Wilson, o criador da Factory e personagem central do filme '24 Hour Party People'), nunca viu um tusto (escudo, euro, etc.), relativamente a direitos de autor e vendas sobre o disco (será que isso vai acontecer agora com a edição em CD???).
Como resultado, o músico britânico teve durante alguns tempos uma, justificada, "alergia" sempre que ouvia qualquer menção a Portugal. O problema desta história é ser conhecida por muita gente, mas, devido à importância pública dos "caloteiros" envolvidos, nunca ter passado de um "rumor".