24.8.05

Vejam este filme! Por favor, vejam este filme!

Millions, a new film from the imagination of Danny Boyle

O que é que leva um filme tão luminoso a ser desterrado ao fim de apenas algumas semanas de exibição? Será a incompetência de certas distribuidoras de cinema, que não têm noção do produto que têm em mãos? Será a falta de interesse dos espectadores em verem coisas diferentes, sem explosões nem caras conhecidas? O que quer que seja, nada justifica que uma das mais belas fábulas do ano esteja perdida em pequenas salas periféricas um mês depois da estreia.

Este é um dos melhores filmes de Danny Boyle. E o mais estranho e belo de todos. Este não é o mundo de Trainspotting nem de Shallow Grave... ou se calhar até é - afinal, fala-se de dinheiro e daquilo que as pessoas são capazes de fazer por ele. Definitivamente, este não é o mundo de A Life Less Ordinary nem de The Beach nem de 28 Days Later. Este é um mundo à parte, algures entre Finding Neverland e Charlie e a Fábrica de Chocolate, sem Johnny Depp nem Freddie Highmore, mas com o surpreendente Alex Etel, um saco cheio de libras e uma mão cheia de Santos.

Milhões é um dos grandes filmes do ano. Milhões é muito mais do que só um filme sobre duas crianças que encontram um saco cheio de dinheiro - é um filme de Natal fora de tempo, é uma estória de encantar, é uma uma pérola escondida que merece uma segunda oportunidade...