26.8.05

Tosta de Atum à Modinha da Madrugada

Ingredientes:
- 2 pães de antes-de-ontem;
- 1 lata de atum dentro da validade;
- 1 molho de tiras de bacon bastante fora da validade;
- 2 ovos à revelia;
- maionese à discrição;
- algumas gotas de mostarda:
- fome, muita fome.

Modo de emprego:
Corte os pães ao meio. Deixe secar. Deite o atum numa téperuere e logo a seguir transfira-o para uma terrina mais pequena. Não faça perguntas. Enquanto isso, bote os ovos num fervedor e dê-lhes tempo. O fervedor deverá ter água. E estar ao lume. O lume deverá estar aceso, claro. No bico ao lado deverá estar uma frigideira pequena e aconchegante. Despeje na frigideira as tiras de bacon de uma altura razoável e homicide-as durante alguns minutos em lume branco com uma colher de pau.

Não se esqueça do atum, que ficou sozinho e desamparado na terrina mais pequena. Pisque-lhe o olho ou, se preferir, lance-lhe um olhar terno e carinhoso. Depois do amor, ataque-o com cinco garfadas de maionese e afogue-o em algumas gotas de mostarda. Vá mexendo. Vá mexendo. Vá mexendo. Deite um olhar rápido ao bacon na frigideira. Vá mexendo. Vá mexendo. O bacon, sim. Vá mexendo. Vá mexendo... Pronto, já mexeu demais! O bacon também já está morto, matado e morrido. Se não estiver, escorra algumas das tiras para a pasta nojenta na terrina mais pequena e mexa. Mexa-se! Está na altura de colocar os meios-pães a torrar. Não se preocupe: pode deixar queimar que isso depois resolve-se com uma faca velha.

Finalmente, saque os ovos do fervedor antes que derretam. Se ainda conseguir, descasque-os à balda, sem vergonhas - a sua cozinha é uma praia de nudismo. Corte os ovos às fatias. Corte as fatias aos bocados. Corte os bocados em bocados mais pequenos. Não se corte, corte os ovos. Despeje as migalhas naquela pasta de tez acastanhada na terrina mais pequena. Vai ver que as migalhas dos ovos até lhe dão uma corzinha. À pasta...

Agora sim, tire os meios-pães da torradeira, antes que a torradeira se engasgue. Raspe a parte queimada dos pães e borre-os com a pasta. Ponha sempre um pouco a mais. Um pouco demais. Chega. Junte as metades e sirva pela madrugada num prato bonito e bem lavado, para dar bom aspecto. Coma antes do nascer do sol e faça bom proveito. Acompanhe com boa companhia.