14.8.05

«Candy doesn't have to have a point. That's what makes it candy.»

Charlie and the Chocolate Factory

Se há filme este ano que mereça adjectivos como "delicioso", "brilhante" ou "fabuloso", esse filme é Charlie e a Fábrica de Chocolate. Para Johnny Depp já não restam muitos adjectivos - aqui cria uma figura tão doce quanto maquiavélica, um misto de Marilyn Manson com Amélie (e até com Michael Jackson...). O jovem Freddie Highmore está a caminho de se tornar alguém (se não seguir os passos de outros child stars que se perderam pelo caminho). O casal Noah Taylor / Helena Bonham Carter é um achado, bem como os quatro avós que não saem da cama. Deep Roy (os mil e um oompa-loompas) é uma revelação. As canções são de chorar por mais. E se as referências são muitas (de Eduardo Mãos de Tesoura a O Grande Peixe), não deixa de ser luminosa a ideia de ter Christopher Lee como... enfim... é descobrir, senhores, é descobrir...

É uma fantasia, sim senhor, é um conto de fadas. Por isso, aqui não valem argumentos do costume. Sim, é tudo muito certinho e perfeitinho e bonitinho e engraçadinho. Sim, está cheio de clichés e de "lições de vida" e "imagens de marca". Mas é por isso que é tão sarcástico e inteligente e adulto: porque mais do que construir um "universo Burtoniano", descontrói todos os universos do cinema (incluindo o "Burtoniano").

«The best prize is a surprise» - e desta vez, o melhor prémio é a confirmação de que Johnny Depp é, definitivamente, o melhor actor norte-americano do momento e de que Tim Burton é que é o verdadeiro «amazing chocolatier»... Charlie e a Fábrica de Chocolate é de lamber os beiços!

Willy Wonka, Willy Wonka, the amazing chocolatier
Willy Wonka, Willy Wonka, everybody give a cheer
He's modest, clever, and so smart, he barely can restrain it
With so much generosity, there is no way to contain it,
to contain it,
to contain....
to contain...
to contain...

Willy Wonka, Willy Wonka, he's the one that you're about to meet
Willy Wonka, Willy Wonka, he's a genius who just can't be beat
The magician and the chocolate whiz
The best darn guy who ever lived
Willy Wonka, here he is!