9.7.05

24Broncas

Na edição desta sexta-feira, o 24horas voltou a ser exemplo de zelo profissional e perfeccionismo jornalístico. O pequeno suplemento "Especial Praias d'Ouro" fez notícia do Festival do Tejo, que este ano, pela primeira vez «aposta em bandas estrangeiras». Até aqui, tudo certo. O pior vem a seguir - logo na legenda da foto, abaixo do título:

«Os Moonspell são uma das bandas estrangeiras a cantar na Azambuja».

Moonspell, estrangeiros? Hmm... No texto, a asneira repete-se:

«No último dia, dedicado às sonoridades mais pesadas, actuarão dois grupos alemães (Moonspell e Kreator) e os portugueses The Temple».

Pois... Alguém explica a estes senhores que os Moonspell são portugueses? E que, por acaso, até são uma das bandas portuguesas mais conhecidas no estrangeiro? E que lá fora vendem tanto ou mais que os Madredeus e a Mariza? E que até os alemães sabem que Portugal é a terra do Figo, do Eusébio, da Amália e dos Moonspell? E que para escrever uma notícia convém, pelo menos, saber do que se fala? Ou então - já que a notícia é copiada do take da Lusa - pelo menos, saber copiar e, em caso de dúvida, confirmar as informações? É que de analfabetos já está o país cheio... Dava jeito era um jornal que, através do populismo barato e das manchetes sobre novelas, pudesse educar em vez de desensinar.