19.12.04

Presépio português

Enfeitei a árvore de Natal e pus-me a olhar para ela. De facto, estava uma verdadeira obra de arte. Gaultier não faria melhor que eu, mesmo que demorasse mais que dois minutos na tarefa. Agora só faltava montar o presépio. Já tinha a meus pés as figuras das vaquinhas, burrinhos, dos três reis magos, Maria, José e, obviamente, do menino Jesus. Mas ainda sentia que a obra não estava completa.
Dei voltas, procurei, mas nada parecia fazer sentido. Experimentei usar um papel de parede azul bebé como pano de fundo, mas nem assim fiquei satisfeito, apesar da óbvia melhoria. Após quatro noites de insónias e uma baixa por doença no ministério onde trabalho, a ideia surgiu-me de rompante, enquanto folheava a nova edição do almanaque Borda de Água: porque não substituir o menino Jesus por Pedro Santana Lopes, Maria por Paulo Portas e José por Nuno Morais Sarmento? Aproveitando a embalagem, no lugar dos reis magos coloquei Luís Delgado,Jorge Sampaio e Pinto da Costa. Para compor o ramalhete, distribui os lugares de burros a Francisco Louçã, Júlia Pinheiro, Joaquim de Almeida, Catarina Furtado, Rui Gomes da Silva e Luís Nobre Guedes. Como vacas do meu presépio, escolhi José Sócrates e toda a nova direcção do PS, Cinha Jardim, Alexandre Frota, José Alberto Carvalho e os Delfins.
Agora sim, já mal me contenho e só espero que chegue a noite da Consoada.