8.12.04

O Milagre segundo Jorge Nuno

O impossível aconteceu. Quem diria que o Futebol Clube do Porto, que ainda na última sexta-feira perdeu em casa com o Beira-Mar, iria derrotar o todo poderoso Chelsea de Mourinho e Abramovitch? A completar a noite memorável de ontem para o Dragão, só mesmo a derrota caseira do Paris Saint-Germain às mãos dos russos do CSKA e o consequente apuramento dos portistas para a fase seguinte da Liga dos Campeões.

Desta noite europeia, alguns factos a realçar:

- Jorge Nuno Pinto da Costa saiu do Tribunal de Gondomar, onde passou 13 horas a ser interrogado no âmbito do processo "apito dourado", apenas três minutos antes de McCarthy ter apontado o golo que deu a vitória aos "dragões". Pergunta-se o Galarza signatário se este (curto) intervalo de tempo foi o suficiente para que Pinto da Costa "mexesse os cordelinhos" e alterasse o resultado a seu favor? Ou foram apenas as vibrações emanadas pelo presidente que afinaram a pontaria do avançado sul-africano?

- Mourinho não apresentou a melhor equipa, mas ainda assim assustou. Mas, no final, mostrou que até tem um coração amanteigado e os aplausos do público do Dragão ajudaram a comovê-lo. Finalmente, recorde-se que Abramovitch é dono do Chelsea e principal patrocinador do CSKA. E nunca o Porto precisou tanto do amigo russo como ontem, pois só este impedindo o PSG de vencer possibilitava aos azuis-e-brancos a passagem à fase seguinte. Falta saber se a amizade e a gratidão de Mourinho por um passado de êxitos em tons de azul não se estendeu ao seu patrão e a uma motivação extra dos moscovitas...