24.9.04

Santana quer substituir Kofi Annan na ONU

ÚLTIMA HORA



Os THE GALARZAS apuraram em rigorosa primeira mão que, depois do Sporting Clube de Portugal, da Figueira da Foz, de Lisboa e do Governo português, Pedro Santana Lopes ambiciona agora o cargo de Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas. Na altura em que assumiu a sua candidatura ao cargo ainda ocupado por Kofi Annan, o homem que costumava negociar árbitros em Canal Caveira terá afirmado ao seu fiel escudeiro e assessor de todos os dias, Rui Calafate: «Se o Durão é Presidente da Comissão Europeia, o que faço eu ainda em Portugal?»

Também de fonte segura, os THE GALARZAS sabem que o antigo concubino de Cinha Jardim pretende abandonar o seu actual posto de Primeiro-Ministro na noite do próximo dia 24 de Dezembro, oferecendo assim uma prenda de Natal a todos os portugueses. Para o seu lugar irá, algo surpreendentemente, o próprio Rui Calafate - caso este recuse, a alternativa seguinte será mesmo Luís Nobre Guedes, permanecendo Paulo Portas com a pasta da Defesa, Assuntos do Mar e Manipulação de Marionetas.

Caso não consiga o cargo de Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Santana Lopes confessou ainda a Calafate que «já me sentia satisfeito se me dessem o Nobel da Paz». Desta forma, o antigo Secretário de Estado da Cultura que subsidiou a actriz brasileira Christiane Torloni por via de um processo "nebuloso" poderia manter o seu actual posto em São Bento, bem como a vasta frota automóvel já adquirida desde a sua tomada de posse.