15.6.04

Um dia na vida de um cidadão

Em breve, este Galarza vai mudar de casa. «Parabéns!», dirão os amigos, entre sorrisos e palmadinhas nas costas. Tudo muito bem - não fosse o martírio que se sofre neste país para comprar casa.

Exemplo - a manhã de hoje, véspera da assinatura da escritura, ao fim de quatro meses de espera depois da assinatura de contracto-promessa de compra e venda (com prazo de 90 dias até à escritura):

8.30h: ida ao banco A para levantar uma declaração pedida na véspera com urgência, depois de uma primeira declaração, pedida à várias semanas, ter vindo mal passada.

9.00h: ida ao banco B para visar um cheque de valor absurdo - operação fácil, mas de acentuada demora devido à ineficácia do sistema informático e ao facto do bancário não perceber como funciona o computador.

9.30h: chegada à agência imobiliária, com alguns minutos de atraso - a agente estava atrasada (já é hábito...).

9.50h: a agente continua atrasada - a recepcionista entrega-nos uma fotocópia dos impressos para irmos andando para a Tesouraria das Finanças, para comprar e preencher os impressos do Imposto.

10.00h: impressos pagos e preenchidos, seguimos para o balcão das Finanças para os entregar - a agente continua atrasada.

10.01h: chegada à fila para as Finanças - a agente continua atrasada.

10.30h: à espera na fila das Finanças - a agente continua atrasada.

10.45h: à espera na fila das Finanças - a agente continua atrasada; de trás do balcão pedem-nos calma - eu respondo que «eu tenho calma, o meu chefe é que não».

11.00h: à espera na fila das Finanças - a agente finalmente chega.

11.15h: à espera na fila das Finanças - percebemos que a declaração do banco A vem outra vez mal passada; telefonema para o banco a pedir nova declaração e desta vez como deve ser, por favor!; dizem que ligam de volta.

11.30h: ainda à espera na fila das Finanças - do banco, ninguém liga.

11.40h: finalmente, somos atendidos nas Finanças - entregamos os impressos; a agente segue para a Câmara Municipal para levantar uma declaração que estava em falta há vários dias mas que só agora o notário se lembrou de avisar, porque sem essa declaração não há escritura e a escritura está marcada para amanhã; do banco, ninguém liga.

11.45h: recebemos os recibos dos impressos e o aviso de que depois da escritura temos que 60 dias para entregar fotocópia da mesma no notário e depois nas finanças, junto com uma planta autenticada do andar, e para pedir isenção de contribuição autárquica - os impressos vêm com erro; do banco, ninguém liga.

11.50h: corrigido o erro - a caminho da Tesouraria para pagar o Imposto; do banco, ninguém liga.

11.51h: na fila para pagar o Imposto; do banco, ninguém liga.

11.55h: pagamento do imposto; do banco, ninguém liga.

12.00h: a caminho de mais um dia de trabalho; do banco, ninguém liga...

Amanhã é dia de escritura. A ver vamos se se segue mais um dia na vida frustrante de um cidadão português, bem recebido nas Finanças e bem atentido nas repartições públicas. Acho que vou tirar a minha bandeira da janela...

PS: do banco, ainda ninguém ligou.