29.6.04

O cortejo dos penitentes*

Vem detrás, em esgarabulhares...

SAM'PAIO
Que quereis?
SANT'ANA
Que me digais, pois parti tão sem aviso, se a barca de São Bento é esta em que navegais.
SAM'PAIO
Esta é; que demandais?
SANT'ANA
Que me leixeis embarcar. Sou fidalgo de solário, é bem que me recolhais.
SAM'PAIO
Não se embarca tirania neste batel divinal.
SANT'ANA
Não sei porque haveis por mal que entre eu e minhas senhoritas...
SAM'PAIO
Pera vossa fantesia mui direita é esta barca.
SANT'ANA
Pera senhor de tal marca nom há aqui mais cortesia?
Venha a prancha e atavio! Levai-me da praça alfacinha!

SAM'PAIO
Não vindes vós de maneira pera entrar neste navio. Essoutro está mais vazio. Trazeis já a cadeira? Queda-te e o rabo caberá e todo vosso rapazio. Ficareis lá mais espaçoso, vós e vossa confraria, cuidando na tirania do pobre povo queixoso. E porque, de generoso, desprezastes os pequenos, achar-vos-eis tanto menos quanto mais fostes fumoso.
S. MARCELLO
À barca, à barca, senhores! Oh! que maré tão de prata! Um ventozinho que mata e valentes remadores!
(...)

Devida vénia ao GenIaL Vicente, que de tão precoce se tornou histórico, dessoutra Barca de maior valor, tão actual que arrepia a maré ser igual.
* Titulo roubado ao Fausto Bordalo Dias