25.6.04

Calma nas hostes, o povo é-se Reno

Jogada 1

Durão faz que vai para a Europa. O povo fica à nora. Ele é mau, mas minha nossa senhora, e agora? Durão chega mesmo a ir ao conselho e fazer que é candidato. Está tudo quase decidido mas, na próxima terça, num acto patriótico do carago, regressa a Portugal a dizer que os desafios de Portugal são muito mais importantes do que um cargo lá fora. Entretanto, o povo respira aliviado, por não ter que levar com o Santana a primeiro-ministro. Com a trapalhada, já ninguém se lembra que é preciso remodelar, porque a jogada do "vou-não-vou" é brilhante e o povinho lá respira de alívio. É a jogada
"Segurem-me senão eu bato-me"

Jogada 2

Durão está mesmo farto disto e, na moleirinha, já tem decidido que isto é um pântano. Como não pode dizê-lo, porque foi a desculpa do Guterres para se por a milhas, vai de arranjar tacho na Europa. Entretanto, o Santana ou o rato Mickey (aqui pouco importa) sobe a primeio-ministro. Sampaio vai na conversa mas avisa Vitorino que venha imediatamente para Portugal. Congresso extraordinário do PS em Agosto ou Setembro. Entra o Orçamento de Estado para 2005 no Parlamento. Nas ruas, como não se vê desde os anos 80, o povo varre com violência o Governo do Rato Mickey. Vitorino é eleito secretário-geral do PS. Sampaio diz que a contestação social é de tal ordem que, por muito que lhe custe, vai dissolver a Assembleia. PS ganha com maioria mas para ter à vontade faz coligação com o PCP e deixa o Bloco a bradar sozinho. Esta é a jogada
"Tu foges mas eu lixo-te"

Jogada 3

A sanidade desapareceu. Durão vai para a Europa, Santana é primeiro-ministro. Ninguém se mexe e o país vai de popa em vento. Isto é, às arrecuas. The Galarzas mudam-se para a Extremadura, abrem uma loja de enchidos e produtos artesanais e acolhem 9 milhões de portugueses na sua quinta. É a jogada
"Que fiz eu para merecer isto"

A minha aposta: Jogada 1
A aposta de Durão: Jogada 2
A dura realidade: