24.5.04

Responsabilização vs Responsabilidade

«Responsabilizo completamente o PCP por alguns problemas de segurança que venham a ser criados.»

Palavras de Durão Barroso, Primeiro-Ministro de Portugal e um dos quatro signatários da Cimeira dos Açores que deu o aval à invasão do Iraque - ou seja, único responsável e culpado por qualquer problema de segurança que venha a ser criado durante o Rock In Rio-Lisboa ou o Euro 2004.

Não querendo tirar conclusões demasiado apressadas (nunca se sabe se o PCP alberga alguma célula da Al-Qaeda ou se Carlos Carvalhas é, na verdade, a identidade secreta do terrorista Ali Ben-Massul), parece-me que o senhor Durão Barroso está com alguma falta de confiança (a tal que disse ter havido tanta em Oliveira dos Azeites - pelos vistos, era tanta que se gastou).

Nós, assumidos não-gostadores deste Governo DB+PP, lembramos apenas isto: o medo, tal como a esperança, é o último a morrer - a diferença é que a esperança pertence a quem não têm nada a perder; o medo é de quem tem muito a perder, muito a esconder e mais a temer.

Senhor Primeiro-Ministro, não ofenda os comunistas, não goze com os portugueses, não minta. Se houver problemas de segurança, a responsabilidade é sua, só sua, toda sua. É a si, ao seu companheiro de coligação e ao seu Governo que nós responsabilizamos.