10.3.04

Hino para Cavaco

The Galarzas, fortemente empenhados na candidatura de várias pessoas à Presidência da República, adiantam em primeira mão o hino que dará mote à campanha de Cavaco Silva.

Eu que me candidato
Por tudo e por nada
Deixei-vos na lama
Na década passada
Usei o partido
Paguei o meu preço
Esqueci Santana
Limpei-me com o lenço

Olhei prá Figueira
De pé no alcatrão
Levantei-te as saias
Deitei-te no banco
Num congresso tonto
De mala na mão
Nem sequer falaram
Comeram e calaram
Nem sequer gemeram,
Morderam, abraçaram

Vai pra presidente
Quiseram depois
Tinha quinze anos
De poder, queria mais
Cheirava a mofo
À sopa dos pobres
O Sampaio à frente
Eu a comer bolo-rei
Saí da corrida
Alisando a blusa
Saltei p'la janela
Rosto derrotado
Coxa em semifusa
Soltei o travão
Voltei para casa
De chaves na mão

Sobrancelha em asa
Disse: fui mamado
Ao filho e à mulher
Repeti a luta
Acabei Boliqueime
Larguei as memórias
Estendi-me ao comprido
De ouvido à escuta
Na FNAC falei
Que de olhos em chama
Só tinha na ideia
O Santana parado

Na berma da estrada

Eu que me candidato
Por tudo e por nada


(adaptação livre de Lobo Antunes. Cantar com a música do Vitorino para este poema)