4.11.05

Lisboa menina e moça ou dois dias nos MTV EMAs Lx '05

Dia 1. Uma sala cheia de jornalistas e nowhere to go. Uma hora marcada e depois antecipada, para uma conferência de imprensa que, apesar disso, começa atrasada. Instruções, instruções e mais instruções. Borat, o host da festa, chega, apresenta-se, diz que quer ver os Thompson Twins e a Jennifer Rush, chama prostituta a Shakira e sai. No questions asked. Horas depois, uma hora e meia de espera para quatro minutos do ensaio de som dos Coldplay. Move on, move on!

Dia 2. O Dia. Primeira intervenção, um disparate... Pausa. Intervenção. Pausa. Intervenção. Almoço. Intervenção. Reportagem. Pausa. Intervenção. Intervenção. Pausa. Intervenção. Pausa. Emissão. Corte e corrida para o Pavilhão. Fila. Fila. Fila. Escadas e mais escadas e a fome a dizer come, rapaz, come. Mas «aqui não há comida, só lá em cima». Mais escadas. Lá em cima e «aqui só com pulseira». Mais ao lado e há comida. Um croissant e o bilhete numa mão e um café e uma água na outra. Fila G, lugar 10 e o palco lá à frente. Finalmente...

Hora H. Está na hora. O assistente pede gritos e berros e urros. E saltos e palmas e cânticos. Está na hora. Começa. Luzes, câmaras, Madonna! Enfim, Borat e, lá ao fundo, Lisboa. Sai um prémio. Entra uma banda. Intervalo. Entra o assistente. Mais berros - é para gravar. Baixa a luz. Entra Borat. Sai prémio. Entra banda. Intervalo. E assim se passam as horas. Os Coldplay estão em casa (e fazem tudo igual ao ensaio). Figo e Nuno Gomes trazem uma bola e falam mal inglês. Shakira agradece em português. Os Gift também. Bob Geldof discursa mas «quem é este?» ouve-se na fila de trás. As tATU vêm de mãos dadas mas não se beijam. Gael Garcia Bernal e Diego Luna também não. Os Gorillaz são um holograma - ganham um prémio e perguntam «porquê? we don't even exist». Os Green Day pegam fogo. Robbie Williams está em brasa. Dave Grohl expulsa Borat do palco. Borat chama prostitutas às Pussycat Dolls, rouba as calças e Chris Martin, veste-se de Freddie Mercury, caga para a Brittany Murphy e fala enquanto caga. E no ecrã, bye bye.

Corrida para fora. Um café, uma casa-de-banho. Emissão - é para fechar. Deixa falar. Fala um, fala outro, não fala outro, É para fechar. Está fechado, Está feito! E os MTV Awards, como foram...?