11.10.05

E o Óscar vai para... o Mar da Palha!

As eleições das Autarquias

O que tiveram de bom:

A falha no computador do STAPE - ficam-nos sempre bem estes pequenos pormenores que dão um toque de imprevisibilidade e surpresa à coisa. É bonito, é estético e, além do mais, as noites eleitorais estavam a ficar curtas demais com os resultados anunciados tão celeremente.

O que não tiveram de surpreendente:

Os resultados finais - é quase impossível dizer que nos causam espanto.*

O que têm de mais engraçado:

O sistema - o método de contagem de votos e os pressupostos que nos levam a dizer que um partido ou outro ganhou as eleições são uma delícia que só as sociedades civilizadas podem entender. i.e.: o PS, com mais 406514 votos, perdeu as eleições porque ganhou menos câmaras que o PSD. Fosse esta uma eleição para a Assembleia da República, porque o PSD recolheu melhores resultados nos círculos que elegem mais deputados, teria maioria no Parlamento e seria chamado a formar governo - com menos 406514 votos que o partido mais votado.

* Está bem, é verdade que as nossas previsões da tarde eleitoral falharam rotundamente**, mas nós também não somos conhecidos pela seriedade dos nossos comentários nem pelo rigor das nossas teses.

** Homenagem aos autarcas recém eleitos ou reeleitos, pelo seu incansável trabalho em espalhar os belos redondéis pelas estradas e arruamentos da nossa nação. Bem hajam! Lá para Julho ou Agosto de 2009 cá esperamos por mais algumas frescas, novinhas, prontas a inaugurar.