16.11.04

Relatório gastronómico The Galarzas

Lulas Receadas

Num bem localizado, bem decorado e bem frequentado restaurante da capital fomos descobrir um fantásticamente preparado prato típico das aldeias de pescadores de Andorra.
Trata-se das Lulas Receadas. Na verdade não passam de subsidiárias das mais prosaicas Lulas Recheadas, com as carnes e os temperos e ingredientes destas mas, preparadas só com um tipo especial de lulas, diferentes das comuns vendidas em qualquer estabelecimento mais tradicional.

Para a confecção destas Lulas Receadas são utilizados, exclusivamente, animais capturados em situação de stress. Existem várias formas de conseguir esta iguaria, sendo as mais comuns a perseguição e o susto. O sucesso deste prato depende da aplicação correcta destas artes de pesca em que o objectivo, para além da captura per se, consiste em fazer cansar ou assustar os animais, levá-los a uma situação de receio total em que todos os seus músculos se contraiam, enrijecendo-os até à eternidade.
Quando levado à boca do consumidor, cada pedaço destas lulas, duras, é uma lembrança, que nunca mais o deixará para toda a vida.

O nome do estabelecimento que produziu e nos serviu tal pitéu não será referido por motivos decoro e de ordem técnica.